Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Português (Literatura) - Resumo 1

Denotação e Conotação:


Sentido conotativo é aquele que dá um sentido figurado da palavra. Já o denotativo, é o sentido real, exatamente como está no dicionário.
Quando emprego a palavra sem que ocorra alteração de sentido, isso significa que a emprego em sentido denotativo. Agora, se eu transporto o significado de uma palavra para outra, estou empregando-a em sentido conotativo/figurado
Quando um cientista escreve, ele elabora as palavras com o sentido denotativo (sentido real), para que todos os leitores possam entender. Já quando um poeta escreve, ele usa as palavras tanto em sentido denotativo como conotativo.
Quando a tragédia é expressa em um texto jornalistico, ela é apresentada de uma forma banal, como apenas mais uma tragédia. O jornalista tem uma visão impessoal do assunto. Já um poeta descrevendo uma tragédia  pode revelar uma situação comum à vida de tantos, que só se tornam noticia no momento em que sofrem uma morte trágica.
Ao dar à morte de uma pessoa simples um tratamento poético, o autor a retira do anonimato e da frieza do discurso jornalistico para inseri-la na humanidade do discurso poético. Mesmo sem empregar palavras em sentido figurado, o poeta consegue as ordenar de uma forma que elas passam  a construir um sentido próprio.
Em literatura, as palavras são empregadas de um modo diferente da linguagem cotidiana. Mesmo quando o poeta as emprega em sentido denotativo.
Ex denotação: - Meninas cansadas, pálidas crianças. A quem ninguém diz: - Anjos, debandai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário