Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

História - Resumo 1

A Pré História

Os grupos humanos viviam em regiões diferentes e, por isso, apresentavam características culturais também diferentes, pois se desenvolviam a partir de suas necessidades.
A Pré História teve inicio há cerca de quatro milhões de anos, com o surgimento dos primeiros hominídeos, estendendo-se até o aparecimento da escrita, por volta de 4 mil a.C. O primeiro e mais longo período da Pré-História é o Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada.

O Período Paleolítico:

Pode ser divido em: Paleolítico Superior e Inferior.
Os seres humanos do Paleolítico desconheciam a prática da agricultura e a criação de animais, por isso sobreviviam da caça, da pesca e da coleta de raízes e frutos.
Uma das mais importantes realizações dos nossos ancestrais que viveram no Paleolítico Inferior foi o domínio do fogo, utilizado como primeira fonte de energia.
A carne cozida e mais mole facilitou também o processo de mastigação, provocando alterações na anatomia dos homens.
Devido uma longa fase de glaciação que abarcou o Paleolítico Superior, ocorreram profundas alterações climáticas e ambientais, o que provocou intensas migrações de animais e seres humanos para várias partes do mundo. Devido ao intenso frio, os homens passaram a se abrigar em cavernas. Assim, surgiram as pinturas rupestres, que podem ser encontradas em cavernas como Lascaux, na frança e Altamira, na Espanha, entre tantas outras distribuídas pelos continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário